Temperatura e precipitação de junho.

domingo, 16 de julho de 2023 · Temas: ,

Nesta análise da temperatura e precipitação, ocorrida na rede de estações meteorológicas do agrupamento de escolas da Lixa (Felgueiras), ao longo mês passado, colocamos em comparação os valores das três estações em funcionamento, Santão (e-santão), Lixa (e-lixa) e Monverde (e-monverde).



Desde o estabelecimento da rede que sempre tivemos em vista evidenciar contrastes térmicos e pluviométricos entre as três estações, detendo-nos no pormenor da geografia envolvente. Isto, porque apesar da sua proximidade não permitir diferenças de monta, o pequeno contexto paisagístico, que engloba a altitude, o edificado e / ou frentes vegetais, alteram o comportamento das duas variáveis climáticas em análise.

Quanto à temperatura, a primeira constatação é a de que a e-santão se apresenta, de uma forma geral, com os valores mais elevados nos dias de maior calor. Por contraste, a e-monverde tende a surgir com valores médios diários mais elevados nos dias mais frescos. Portanto, esta estação meteorológica, implantada num amplo espaço de vinha, parece beneficiar do espaço na amenização das temperaturas; algo que as duas restantes, implantadas em áreas de predomínio do betão, não parecem beneficiar. Acrescente-se, por último, que a maior altitude não parece relevar no comportamento térmico, desprezando-se assim este fator condicionante, pelo menos neste mês.



No que à precipitação diz respeito, num mês de junho relativamente chuvoso atendendo ao valor normal, os quantitativos registados por cada uma das estações impressionam, sendo mais próximos dos que se registam em novembro ou fevereiro, do que do mês inaugural do verão. 

Os valores de precipitação total de cada uma das três estações é o seguinte: e-esl, 171,9 mm; e-santão, 181,1 mm; e-monverde, 178,8 mm. As chuvas ocorridas neste mês em análise, resultam de amplos fenómenos convectivos, que se arrastaram do mês de maio e se prolongaram até meados de junho. Pela sua natureza aleatória, não se vislumbra um correlacionamento direto entre o pequeno contexto paisagístico, e os valores totais de chuva, que são bastante próximos no que respeita ao total e distribuição mensal.

Deixa um comentário