Direção do vento em agosto.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021 · Temas: ,

Como referimos na análise do comportamento térmico da estação meteorológica Monverde para o mês de agosto, não consideramos a estabelecida na ESL por ter estado inoperacional durante grande parte do mês. Na aferição desta tendência mensal do vento, utilizamos os valores que os nossos equipamentos (WH4000) permitem registar na plataforma Ecowitt ao longo de 24 horas, numa cadência 4 horas, e cujo primeiro registo é realizado à 1h e o último às 21 horas. Para cada um destes 6 valores diários, os azimutes da direção do vento, fizemos corresponder o seu ponto cardeal / colateral, o que se traduziu em 186 medições (6x31). 

Analisada a temperatura mensal, constatou-se que o valor de temperatura média situou-se 3,5ºC abaixo do normal (isto é, os valores da ESL que nos servem de referência para esta rede, compilados entre 2012 e 2020). Ora, cruzando a leitura mensal daquela variável com a direção do vento, facilmente se conclui que a predominância do quadrante oeste - sudoeste, pautou os valores térmicos registados no Monverde. Acrescente-se a orografia desafogada em todos os quadrantes em torno da sua estação, a altitude da sua implantação, cerca de 350 metros, e percebemos como aqui o vento atua com força e intensidade e determina, conforme a predominância, a temperatura e precipitação. 


Em suma, num verão são de esperar ventos de leste, quentes e secos, a par da nortada que corre paralela à costa ocidental, mas que não se verificaram com preponderância normal. Ao invés, o vento cruzou perpendicularmente a costa oeste e ousou chegar a locais distantes do Atlântico, amenizando as temperaturas estivais.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Deixa um comentário