Temperatura do Monverde em agosto.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021 · Temas:

Começamos por referir que a estação meteorológica da ESL esteve inoperacional durante parte do mês de agosto, motivo pelo qual não realizaremos a habitual análise comparativa de dados entre as duas estações meteorológicas. Assim, começamos esta análise das temperaturas média, máxima e mínima da estação Monverde, por um facto, a temperatura máxima, registada no dia 23, que não ultrapassou os 29,9ºC. Este valor concorda com a média do mês, 20,3ºC, e é 3,5ºC inferior à média (da ESL), registada entre 2012 e 2019.

Tratou-se assim de um mês fresco, de um verão que também corre fresco. A temperatura mínima do mês foi registada no dia 1 com um valor de 13,5ºC, numa média das temperaturas mínimas situada nos 18ºC; ou seja, apenas 4,7ºC abaixo da média das máximas do mês.

Numa análise longitudinal, verifica-se que embora se tenha registado uma tendência de subida ligeira de temperaturas ao longo do mês, não se consegue ler uma tendência nítida de estabilidade térmica. Isto é visível, sobretudo, na segunda quinzena do mês, com variações da temperatura média a rondar os 3ºC a 5ºC, ou seja, noites frescas e dias moderados.

Deixa um comentário