Postes Inteligentes Urbanos (PIU´s).

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020


Há cerca de duas semanas recebemos um convite para alinhar com a Alícia e a Lara, na vontade de apresentar um projeto ao OPJ concelhio de Felgueiras. Aceitamos. Partimos com um esboço, trabalhamos e afinamos ideias, e surgiram duas propostas que levamos, de modo esquizofrénico, a concurso: os Postes Inteligentes Urbanos e o Felgueiras a Rolar P´Todos! Portanto, apresentamos duas soluções etariamente transversais e adaptadas às diversas geografias humanas da região, que vão de encontro às necessidades e interesses detetadas no concelho. Aliás, aquele último aspeto foi determinante nas ideias que rabiscamos, pois não queríamos algo confinado a um espaço e ou a um grupo geracional e social. Tínhamos a ideia de algo útil a todos, e é assim que se definem os dois projetos.



Assim, se o primeiro projeto - P.I.U.´s - de cariz mais técnico, é aparentemente mais versado a camadas jovens, engane-se; é precisamente o contrário. Na verdade, quando em velocidade de cruzeiro,  será mais útil a uma faixa etária mais avançada e isolada, pela capacidade potencial de integrar, aproximar e permitir comunicar. O segundo projeto, multifacetado, será abrangente por excelência, pelas valências e potencial de crescimento que possui.




Não obstante, este OPJ conta com proponentes que não se regem apenas pela abrangência de um projeto. A idade, a sigla, a objetividade da ideia e o retorno imediato numa perspetiva pessoal, são também fatores que determinaram a aposta na primeira proposta, e o fim da esquizofrenia.

2 respostas a: “Postes Inteligentes Urbanos (PIU´s).”