Não faria absolutamente sentido nenhum se ensinássemos apenas Geografia, por isso, e muitas vezes, misturamos ingredientes exóticos na fórmula de ensino, obtendo resultados difíceis de mensurar, mas que adivinhamos ser bastante válidos e perenes.
Daí esta nossa obsessão com as “Estórias do Mundo Rural”, um teatro que nos apresenta quatro contextos geográficos e agrícolas diferentes, onde quatro famílias desenvolvem quatro estórias improváveis, onde se conjugam conceitos e conteúdos geográficos e, como num cliché, acabam com um fim moralista.
A retrospetiva contabiliza-nos já cinco edições, num espaço temporal de oito anos, e com algumas nuances à mistura. Os cenários e as personagens estereotipadas de então, são as mesmas que provocam, desta feita, os alunos de oitavo ano, que nos parecem ter uma certa queda teatral ou, pelo menos, e connosco, perceberam que o caminho não se reduz a um questionário cotado em percentagem. Por isso, estamos esperançados nos resultados desta atividade, que aqui no Geopalavras se fará eco, tal com em edições passadas.
Por último, deu muito trabalho para pesquisar estas relíquias… mas aqui estão elas, ordenadas de uma forma cronológica (do mais recente para o mais antigo). São coisas felizes do passado, motivadoras do presente. Aproveitem!
- Uma estória //
- Amêndoas //
- Mundo Industrial (Família Aleluia // Ambrósio // Gervásio // Parafuso) //
- Estórias rurais de Faca e Alguidar //
- Regresso ao Passado //
- Estórias //
Boa tarde, a nossa família é "Família Gervásio".
ResponderEliminarRodrigo Gervásio - Manoel Santos, nº23;
Afonso - Lara Teixeira, nº21;
Asdrúbal - Matilde Pereira, nº25;
Alexandre - Tiago Sousa, nº27;
Visinho Joaquim - João Paulo, nº15;
Porta-voz - Vânia David nº28
Turma: 8ºG
Boa tarde professor, a família Gervásio queria perguntar se nos consegue arranjar 5 bigodes postiços, Obrigado.
ResponderEliminarQueridos Gervásios do 8G, gostaria que utilizassem o Geodilema ("clicar" na cebola) para se apresentarem, tal como as famílias viZinhas o fizeram! Até porque a vossa família promete! Quanto aos bigodes, definitivamente serão postiços... ;) vamos ver!
EliminarBoa tarde professor, somos a Família Gervásio do 8ºG e precisávamos de cinco bigodes, uma bengala e de uma aranhas.
ResponderEliminarObrigado!
Meu deus, que nostalgia!
ResponderEliminarZé Lopes