Uma estória.

domingo, 15 de dezembro de 2013 · Temas: , , ,

As belas e divertidas peças teatrais, cheias de criatividade e talento, proporcionadas pelo D neste final de período, permitem várias reflexões. A primeira faz-nos questionar o modelo de avaliação, cada vez mais em vigor, onde a frieza dos números se sobrepõe ao resto, ditando regras e diretrizes. Ao que parece, e tal como provaram este alunos de Humanidades a propósito de um tema de trabalho: o mundo rural, as fórmulas de Excel, são castradoras e têm uma dificuldade enorme em contemplar a dimensão humana que não se compadece com a mera réplica de conteúdos, tantas vezes inócuos.  

Foto 1

Claro que todos nós, neste complexo mundo do ensino, damos o nosso melhor, mas adormecer na conformidade, põe em causa o arrepio, que nos é tão próprio e fundamental.

Uma outra reflexão, muito a propósito de um certo ranking recentemente publicado, remente-nos para importância do processo e não apenas do resultado. Se nos rimos múltiplas vezes do contínuo cómico, mas também pedagógico, das quatro famílias, deveu-se um processo de crítica e construção, estabelecido ao longo de duas semanas, que promoveu valores e agilizou conteúdos e criatividade.

Os alunos, que interpretaram magistralmente todas as personagens desenhadas, alimentaram-se da naturalidade com que as encararam e riram, riram verdadeiramente das cenas cómicas que já sabiam de cor! Ao desdobrarem-se na entreajuda e ao apelarem a conteúdos e saberes tão diversos, é sinal que o caminho do ensino, não só das humanidades, é por aqui.

8 respostas a: “Uma estória.”

  1. Foi simplesmente brutal esta experiência! Tenho a certeza de que vamos ter saudades disto mais tarde .. Sérgio Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Foi um experiência espetacular, sem dúvida! Obrigado ao prof. Pedro por nos proporcionar isto, e esperemos que isto ande para a frente agora. Adorei!

    ResponderEliminar
  3. Foi dos melhores trabalhos que já tivemos, agradeço desde já ao stor, que nos proporciona trabalhos únicos e super produtivos e ao mesmo tempo divertidos! E espero que seja o primeiro de muitos teatros como este!

    ResponderEliminar
  4. foi fantástico mesmo! e como já disse, o melhor para mim, sem dúvida alguma foi a colaboração inter-grupos. Obrigada stor, apesar de termos sido nós a representar, foi graças a si que isso tudo foi possível.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos comentários mas o mérito é vosso! Já agora: se observaram bem, as 160 fotografias publicadas centram-se sobretudo nas primeiras três peças e no também no público. Não foi de propósito, acreditem. Simplesmente não pude, por isto ou por aquilo, estar presente no 4º ato, à também excelente e divertidíssima família Gervásio! Contudo, e pelo meio das rabanadas, a vossa prenda de natal vai ser a estreia aqui no Geopalavras das 4 estórias rurais. Até lá ainda falamos bastante!

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito estiveram muito bem :)

    ResponderEliminar
  7. olá stor , eu não consegui encontrar o video do teatro , eu vim aqui no dia de Natal e não encontrei ! mas foi uma experiencia espectacular :))

    ResponderEliminar