Histórias do Mundo Industrial.

segunda-feira, 17 de junho de 2013 · Temas: , ,

A imaginação é talvez das mais belas características humanas. Se for usada com motivação, empenho e propósito, permite momentos inesquecíveis, marcantes até. Temos a certeza que foi isso que aconteceu, no rodopio da última semana de aulas, com o oitavo A.    

A ideia surgiu a propósito de um tema da disciplina de Geografia: a industria. Formaram-se quatro grupos de trabalho e proporcionaram-se a cada um, as características de quatro famílias muito especiais, residentes em diferentes contextos geográfico-industriais.

HMI

Cada grupo teve a seu cargo a realização do enredo, o cenário e adereços. No fundo, a realização de uma peça teatral simples e divertida, que terminasse de uma forma pedagógica, com vista à solução de um problema ambiental /de localização industrial.

O resultado, apresentado mesmo ao cair do pano de mais um ano letivo, foi um daqueles momentos que ficam. Ficam, guardam-se, transportam-se, e servem para um dia fazer ainda mais. Vimos alunos a empenharem-se como nunca, a demonstrar um talento quase inato, a dialogarem em grupo e, a explorar conteúdos de diferentes disciplinas e acima de tudo, a demonstrarem uma grande dose de empenho e imaginação.  Na verdade, apesar do atual contexto afunilante, acreditamos ser esta a verdadeira escola.

Gravamos tudo é certo, mas a ideia era maior: uma espécie de sarau com convidados à mistura (fica o repto aos próprios alunos para que no próximo insistam junto dos professores). Para já ficam algumas fotografias de família… Mais tarde ou mais cedo (e depois de uma boa edição) aqui publicaremos as desventuras das quatro famílias: Aleluia, Gervásio, Ambrósio e Parafuso!

Deixa um comentário