Estórias.

terça-feira, 26 de abril de 2016 · Temas: ,

Não faria absolutamente sentido nenhum se ensinássemos apenas Geografia, por isso, e muitas vezes, misturamos ingredientes exóticos na fórmula de ensino, obtendo resultados difíceis de mensurar, mas que adivinhamos ser bastante válidos e perenes.

EMRuralGeopalavras2016Daí esta nossa obsessão com as “Estórias do Mundo Rural”, um teatro que nos apresenta quatro contextos geográficos e agrícolas diferentes, onde quatro famílias desenvolvem quatro estórias improváveis, onde se conjugam conceitos e conteúdos geográficos e, como num cliché, acabam com um fim moralista.

A retrospetiva contabiliza-nos já cinco edições, num espaço temporal de oito anos, e com algumas nuances à mistura. Os cenários e as personagens estereotipadas de então, são as mesmas que provocam, desta feita, os alunos de oitavo ano, que nos parecem ter uma certa queda teatral ou, pelo menos, e connosco, perceberam que o caminho não se reduz a um questionário cotado em percentagem. Por isso, estamos esperançados nos resultados desta atividade, que aqui no Geopalavras se fará eco, tal com em edições passadas.

Por último, deu muito trabalho para pesquisar estas relíquias… mas aqui estão elas, ordenadas de uma forma cronológica (do mais recente para o mais antigo). São coisas felizes do passado, motivadoras  do presente. Aproveitem!

5 respostas a: “Estórias.”

  1. Boa tarde, a nossa família é "Família Gervásio".

    Rodrigo Gervásio - Manoel Santos, nº23;
    Afonso - Lara Teixeira, nº21;
    Asdrúbal - Matilde Pereira, nº25;
    Alexandre - Tiago Sousa, nº27;
    Visinho Joaquim - João Paulo, nº15;
    Porta-voz - Vânia David nº28
    Turma: 8ºG

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde professor, a família Gervásio queria perguntar se nos consegue arranjar 5 bigodes postiços, Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queridos Gervásios do 8G, gostaria que utilizassem o Geodilema ("clicar" na cebola) para se apresentarem, tal como as famílias viZinhas o fizeram! Até porque a vossa família promete! Quanto aos bigodes, definitivamente serão postiços... ;) vamos ver!

      Eliminar
  3. Boa tarde professor, somos a Família Gervásio do 8ºG e precisávamos de cinco bigodes, uma bengala e de uma aranhas.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Meu deus, que nostalgia!
    Zé Lopes

    ResponderEliminar