Geodilema: usos e costumes num Estado Laico.

domingo, 2 de maio de 2010 · Temas: ,

«Actualmente, andar com a caro ou corpo tapado parece-nos algo de muito estranho, mas, por nos parecer estranho teremos que cortar as raízes nacionalistas a estas pessoas?

A França, um país laico da Europa, encontra diariamente problemas deste âmbito devido á diversidade de culturas nele encontrado. Cada cultura quer preservar as suas ideologias e princípios, um desses costumes é o uso da Burca, do véu e outros acessórios característicos de uma nação. O seu uso levará á discriminação por causa da diferença, ou ao criticarmos e julgarmos discriminamos essas pessoas inocentes que apenas lutam pela igualdade e preservação dos seus hábitos? Forma a tua opinião e partilha-a connosco… Deixamos-te uma lista de vantagens e desvantagens como ajuda à construção da tua opinião crítica.

Vantagens:

- Preserva a cultura e princípios religiosos do seu país;
- Dá a conhecer através da globalização as tradições de países diferentes do nosso;
- Pode inspirar estilistas a novos modelos de moda;
- Protege o corpo da exposição solar.

Desvantagens:

- Cria desigualdades entre os povos;
- Leva à discriminação, nacionalismos e fundamentalismos;
- Leva à desintegração na sociedade;
- Incentiva à inferioridade da mulher.»

- Grupo de Provedoras da Indochina - 12ºE

Uma resposta a: “Geodilema: usos e costumes num Estado Laico.”

  1. Há aí uns erros ortográficos que podiam ser corrigidos... Pessoalmente, considero uma violação dos direitos e liberdades das mulheres colocá-las num papel submisso. Uma coisa é religião, outra é castração. Já estive pessoalmente em países islâmicos e ver espancar mulheres na rua e as pessoas passarem e andarem como que nada fosse. Em Portugal, nem aos cães se faz isso.

    ResponderEliminar