Abril sem águas mil.

quarta-feira, 1 de maio de 2013 · Temas: ,

A série de dados climatológicos fornecidos pela estação meteorológica da ESL, relativa ao mês de abril, apresenta-se incompleta por não apresentarem os dois primeiros dias do mês.

O mês de abril apresentou uma média de temperaturas na casa dos 13,7ºC, ocorrendo o valor máximo nos dias 24 de 25, com o valor coincidente de 32,8ºC, e o valor mínimo no dia 3 com 1,6ºC. O vento soprou predominantemente de NO e ESE, com uma velocidade média de 32,3 km/hora.

Médiasabril2013

Refira-se que o mês de abril alternou entre temperaturas baixas e alguma precipitação inicial, com valores de temperatura elevada e tempo seco, fruto da predominância de ventos do quadrante este.

Tempeabril2013

A maior rajada de vento foi sentida no dia 7 pelas 16.12 horas, tendo atingido o valor de 48,6 km/h com uma direção de norte.

Refira-se que a direção predominante do vento foi de NO e ESE. Estas direções do vento coincidiram, a par da precipitação, com as temperaturas verificadas nos primeiros dias do mês e na segunda quinzena respetivamente. A velocidade média do vento situou-se nos 32,3 km/h.

Quadranteventoabril2013

Velocidademédiaventoabril2013

A precipitação total do mês de março correspondeu a 102,1 mm, sendo que os dias mais chuvosos ocorreram nos dias 3 e 11 de abril, com um valor idêntico de 38,9 mm.

Precipabril2013

4 respostas a: “Abril sem águas mil.”

  1. Felizmente , tivemos um inverno bastante frio e chuvoso portanto " já não estamos deficitários " !

    ResponderEliminar
  2. É uma verdadeira piada geográfica! ;)

    ResponderEliminar
  3. Piada? Alguma coisa que a Dikas diz tem piada? xD Mas de facto, este Abril foi bastante caliente e sem chuvas ;)

    ResponderEliminar
  4. José, acho seriamente que andas a perder o teu enorme sentido de humor! Finalmente vamos ter calma nas aulas...

    ResponderEliminar