Três ferramentas geográficas.

terça-feira, 19 de abril de 2016 · Temas: ,

O ensino da Geografia, ou a simples descoberta geográfica, só é enfadonha se o quisermos que seja. Há uma imensidão de ferramentas geográficas, gratuitas e colaborativas, disponíveis na internet que podem motivar e ou ampliar o conhecimento da paisagem.

Global Forest Watch

Disso trazemos hoje três bons exemplos. O primeiro é o Global Forest Watch, um portal de internet que permite, entre outras coisas, cartografar acontecimentos no mundo florestal. Entre gráficos, relatos, vídeos e outro tipo informação, este portal oferece uma base cartográfica iterativa, onde são geoespacializadas informações as como áreas florestais ardidas, ganhas ou arborizadas, entre outras.

WikiMapia

Uma outra ferramenta é o WikiMapia, um mapa 3.0 que, tal como a Wikipédia, permite o trabalho colaborativo, de modo a enriquecer a informação a espaços de escala díspar, desde um terreno ocupado por uma casa, ao território de um concelho.  Esta aplicação tem por base a cartografia do Google Maps, Bing Maps, Yahoo Maps ou o OSM, sendo possível optar por cada uma delas.

Geopedia

A última ferramenta que trazemos é o Geopedia que proporciona informações georeferenciadas, baseadas no Wikipédia. E, se é muito interessante explorar esta Geopedia na versão PC, a sua variante para Android torna qualquer passeio turístico num ato enriquecedor e pleno de descobertas.

Deixa um comentário