Frio! Frio! Frio!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 · Temas:

- Por Professora Emerência Raquel.

De acordo com a Wikipédia o frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela falta de calor num corpo ou matéria, causada pela baixa temperatura atmosférica ou por meios artificiais através de refrigeração. O frio é um processo sensorial.Frio

Ora, frio é algo que todos os portugueses sentirão nos próximos dias, especialmente durante a noite, e em particular entre sexta-feira e sábado, quando a onda de frio que varre a Europa, atingir o nosso país, colocando o território continental de Portugal em alerta de frio. Bragança, Braga, Vila Real, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Évora e Aveiro são os distritos que estarão sob alerta laranja, enquanto os restantes distritos do Continente se encontrarão sob alerta amarelo.

Assim, nos próximos dias, todo o cuidado com o frio será pouco, e por isso mais vale prevenir que remediar, adotando as medidas de autoproteção recomendadas pela Direção Geral de Saúde:

  • Evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
  • Utilizar várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
  • Ingerir sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor;
  • Proteger as extremidades do corpo usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol.
  • Os trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre devem ter especial atenção com a proteção em termos de vestuário e devem evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

Uma resposta a: “Frio! Frio! Frio!”

  1. Essa do álcool nunca me convenceu... desde quando é que ele não aquece? ;)

    ResponderEliminar