Dia mundial sem tabaco.

terça-feira, 17 de novembro de 2009 · Temas: ,

Neste dia mundial sem tabaco, 17 de Novembro, anuncia-se que há cada vez mais mulheres a fumar no nosso mundo. A distribuição das mesmas varia entre 1% no Azerbaijão e 47% na Guiné e, do total mundial da população feminina com idade superior a 15 anos, 10% são fumantes e algumas são crianças que começam a fumar antes de atingirem os 15 anos de idade.

No que se refere aos homens, refira-se que são quatro vezes mais do que mulheres fumadoras no mundo. Em 2002 haviam 941 milhões fumantes do sexo masculino, que correspondiam a cerca de 43% de todos os homens com idade superior a 15 anos.

A maior população de fumantes do sexo masculino vive na China – país onde os homens têm mais probabilidades de fumar do que não fumar(!). Mesmo em Porto Rico e Suécia, com menores percentuais,verifica-se ainda um valor de 17% de fumantes.



Os fumantes não são apenas os únicos prejudicados com este infeliz hábito. Os fumadores passivos correm igualmente riscos e, nas crianças, estes podem mesmo levar a complicações asmáticas, infecções e, em última análise, a morte.

Fonte: Worldmapper.

Deixa um comentário