Primavera acalorada.

quarta-feira, 12 de abril de 2017 · Temas: ,

A primavera, ousada, que nos tem soprado com um calor estival, apadrinhou o delicioso Sábado Diferente do passado dia onze de abril, realizado algures entre a baixa do Porto e a periferia de Gaia.

SBNinhosParque2017-000

Aquele imenso dia começou bem cedo, em Caide, com apenas algumas horas de sono, mas que entendemos perfeitamente. Na verdade, estamos de férias, e não é propriamente tempo de deitar e levantar cedo… Contudo, estas edições não se compadecem com uma certa preguiça, arrepiam a norma, e são sempre, sempre compensadoras.

SBNinhosParque2017-095

Que o digam as valentes e divertidas meninas, somente meninas, que alinharam neste enorme improviso pensado, pelas cosmopolitas ruas da baixa portuense, onde começa a ser raro ouvir falar português. Ora, se por um lado esta maré turística, que inunda a cidade, é bem-vinda, não deixa de nos causar preocupação com a gentrificação inerente, cujos sintomas são bem manifestos na desenfreada ocupação hoteleira de vários quarteirões da baixa.

Mas ainda assim, e apesar da maré, há coisas que não mudam, e se calhar deviam… Uma delas é o decrépito Parque das Camélias, onde já jogamos imenso basquetebol, e que serve, há anos, de terminal das carreiras de autocarro que cobrem destinos metropolitanos a sul do Porto. Foi dali que partimos para o Parque Biológico que, tal como já afirmamos, continua a ser um excelente exemplo pedagógico de uma certa abordagem ambiental.

SBNinhosParque2017-124

Como esperávamos, observamos, espalhados por todo o parque, uma enorme quantidade de ninhos de pássaros e comedouros. E, se já estávamos muito motivados à sua construção e colocação na ESL, com tudo aquilo absorvemos, empolgados, a motivação aumentou e será contagiada aos restantes Ninhos. Missão cumprida!

Deixa um comentário