Reinventar paisagens com o SketchUp.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014 · Temas: ,

A Geografia é a ciência das paisagens, da sua contemplação, interpretação e redefinição. É um saber essencial, assente na curiosidade humana, que se manifesta no modo como o homem se molda ao determinismo natural.

Imagem1jh

É este o ponto de partida para descobrir o Mundo, a Europa ou focalizar Portugal e, como bons geógrafos, neste exercício de base utilizamos mapas, globos e fotografias, entre outros instrumentos básicos, da maior importância.  Todavia, a tecnologia permite-nos ir mais além e oferece-nos dádivas interessantes neste tocante. É sobre elas que queremos reportar.

Conjugando dois programas conhecidos e gratuitos, o Google Earth e o SketchUp, ambos de uso gratuito, conseguimos recriar paisagens. É este o objetivo deste exercício, colocar os alunos (sobretudo do sétimo ano) a olhar para a paisagem como objeto de estudo, recriando-a conforme a sua sensibilidade e onde as suas intenções terão de ser demonstradas.

I1

Primeiro é necessário consultar o site 3DWarehouse, que funciona como um depósito dos milhares de modelos 3D produzidos pelo SketchUp utilizados no Google Earth, tal como o Estádio do Dragão da paisagem acima representada. Nesta fase, o entusiasmo dos alunos deverá ser doseado com bom senso e adequação paisagística, sem contudo ferir a imaginação.

I2

Segundo, abrimos o ficheiro (modelo 3D) que descarregamos do site (neste caso um Aerogerador) e ele será aberto no SketchUp. Neste programa devemos clicar em Add a location e definir a região em que o vamos inserir.

I3

I4

Terceiro, ainda no SketchUp, clicamos em Preview in Google Earth. Este procedimento abrirá automaticamente no Google Earth, e na região anteriormente definida, o modelo 3D escolhido.

I5

I6

No Google Earth o aluno deverá gravar / imprimir (PDF) a paisagem concretizada e fazê-la acompanhar de um pequeno comentário explicativo que responda às seguintes questões (entre outras):

  • 1) Quais foram os motivos que te levaram a optar pelo modelo 3D em causa?
  • 2) Quais os benefícios ambientais / económicos / sociais dessa nova implantação?
  • 3) Quais os riscos (sistémicos) dessa implantação?


Fontes: http://www.sketchup.com/download  // http://www.google.com/earth/download/ge/agree. 

8 respostas a: “Reinventar paisagens com o SketchUp.”

  1. professor quando vai publicar o filme dos sustos???

    ResponderEliminar
  2. amanha vai entregar os testes stor

    ResponderEliminar
  3. professor nao apareci no filme o que aconteceu

    ResponderEliminar
  4. Eu até gostava de responder, mas não sei de quem se trata... ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá professor sou do 7º G , tenho uma dúvida. Gostaria de saber se esse trabalho poderia ser aplicado em Portugal ou noutros países... Aguardo a sua resposta. Obg

    ResponderEliminar
  6. Pode ser em qualquer lado do mundo, Sofia! Desde que expliques a tua decisão.

    ResponderEliminar