Soluções para o verão.

quarta-feira, 9 de julho de 2014 · Temas: ,

És daqueles que passa horas infinitas em frente ao ecrã do computador ou consulta, compulsivamente, de 5 em 5 minutos, via smartphone, o Facebook da malta, que costuma publicar fotografias a dizer que esteve aqui e acolá, mas na verdade não sabe bem onde foi pois esteve distraído a tirar uma selfie?  Então, fica sabendo que há cura para esse tipo de comportamento e voltar a ter uma vida! Como? Simples, contrariando a carneirização, a valia dos grandes, e procurando atividades verdadeiramente edificantes.

rrr

Imagem1A nossa primeira sugestão é acampar, preferencialmente num parque de campismo com praia por perto e com uma boa dose de planeamento. Acampar é, acima de tudo, um verdadeiro exercício de organização e autodisciplina, que põe à prova a tua fibra. Há que atentar em toda a logística: roupa, higiene e alimentação. Esta última pode ser um motivo de enorme diversão ou de desastre total… Assim, se resolveres acampar, alia-te a alguém com experiência sobre o assunto, informa-te das condições do parque de campismo em vista, e procura determinar a melhor forma de acederes ao mesmo.

Imagem2A nossa segunda sugestão vai para os programas de voluntariado promovidos pelo IPJ. Há programas de voluntariado para os mais diversos estilos e feitios e a ideia é “proporcionar aos jovens oportunidades de conhecimento do mundo associativo através de um projeto de voluntariado”. Há algumas ações que estão para acontecer, por isso dá lá um salto que ainda vais a tempo de te inscreveres.

Imagem3A nossa terceira sugestão vai para o programa Ciência Viva no verão. Todos os anos a “ciência sai à rua”, espera por ti, é gratuita e divertida! Já conta com muitos anos esta iniciativa dinamizada por várias universidades do país, que abrange áreas do saber tão diversas como a geologia, a astronomia, a biologia ou mesmo a geografia. No site é fácil consultar as datas das diversas iniciativas, o que implicam, onde se realizam e sobre o que versam. Vai lá ter pois tens muita coisa a acontecer bem perto de ti.

Imagem4Uma outra sugestão leva-te simplesmente ao Porto onde há tanto para fazer... Informa-te no site da Porto Lazer sobre o que se passa na cidade num determinado dia; no site da Casa da Música (com tantos concertos gratuitos e um festival de fado em breve); no site da Casa de Serralves, nas iniciativas privadas dos operadores de telecomunicações ou nos sites dos museus (Soares dos Reis, Imprensa, Carro Elétrico, Marionetas, etc…). Se decidires ir ao sábado, conta também com uma série de feiras de antiguidades e temáticas, concertos inusitados aqui e acolá, espalhados um pouco por toda a baixa, etc.

Imagem5Por último, e aqui vai ter de contar com os teus pais, e até incluí-los, viaja até ao site da RyanAir e informa-te das oportunidades de última hora para Lisboa ou Faro. Podes apanhar uma viagem para um destes dois destinos (ou mesmo outros…), por cerca de 15 euros! Por este preço, e sobretudo pela viagem, poderás sair de manhã do Sá Carneiro, passear na baixa da capital durante a tarde, e voltar ao fim do dia!

Acima de tudo sai de casa, organiza-te, faz coisas diferentes e sadias, larga o marasmo dos lugares comuns e dos comentários banais. Afinal, o verão espera por ti!

Uma resposta a: “Soluções para o verão.”

  1. Não consigo aceder ao site do IPJ, nem pela hiperligação deste artigo nem pelo Google.

    ResponderEliminar