A invasão dos Drones!

domingo, 29 de junho de 2014 · Temas: , ,

A Portugal a invasão dos drones tarda a chegar, mas é inevitável. Se por cá podemos encontrar empresas que utilizam drones na medição de terrenos e vistoria de infraestruturas ou, simplesmente, por carolice e na filmagens de eventos e monumentos, lá fora já existem competições de manobramento de drones, distribuição de livros até à porta de casa ou até mesmo na distribuição de pizas, imagine-se!

TravelDrone

Mas o que motiva este artigo é o site Travel by Drone que georreferencia milhares de voos de drones realizados em todo o mundo. Como é de calcular, os filmes resultantes são extremamente interessantes, porque obtidos de um ângulo até há bem pouco impossível.

Na verdade há drones para todo o tipo de carteiras. Uma pequena pesquisa num famoso site de gadgets, permite perceber que se pode adquirir um drone, com câmara embutida, por cerca de 50 euros. É certo que há drones bem mais caros mas, para principiantes, estes de entrada de gama servem e bem. Ganhem ideias para o Natal.

149ef922315a555cf7d314d69671ccd0_large

Um projeto muito promissor de crowdfunding é o Hexo+, que ambiciona criar um drone que, através de um smartphone, nos possa seguir para todo o lado, tal e qual um animal de estimação, e filmar, por exemplo, as nossas façanhas desportivas.

Enfim, grande parte do nosso futuro, acreditem, vai conviver com drones que definitivamente irão tomar brevemente um lugar no nosso quotidiano. Tal com refere o professor Raffaello D´Andrea, numa impressionante demonstração das potencialidades dos drones, os algoritmos e equações matemáticas, mimetizadas do desporto e da física, que permitem dotar estas máquinas de capacidades sobre-humanas, devem ser utilizadas para melhorar a condição humana, nada mais do que isso, senão corremos o risco de estar a criar pequenos monstros robóticos.

Deixa um comentário