Anomalias térmicas.

quinta-feira, 17 de abril de 2025 · Temas: ,

Este início de primavera apresenta-se, para já, com um desvio em relação ao padrão climático europeu. Observam-se temperaturas relativamente elevadas nas regiões mais setentrionais, sobretudo a leste, e valores bem mais baixos do que o normal na metade ocidental da bacia mediterrânica, incluindo toda a Península Ibérica. E, se esta observação é válida para a temperatura, também o é para a precipitação. Há muito que não se registava tanta chuva nas regiões mais áridas de Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que se verifica escassez na metade norte do continente.

A tarde de ontem foi um exemplo desta anomalia. Foi possível observar que, à mesma hora, a região noroeste da Península Ibérica apresentava valores térmicos equivalentes aos da região centro-norte da Suécia e da Finlândia — ambas situadas a uma latitude significativamente superior —, enquanto toda a Península Balcânica, a par de um conjunto de países alinhados a norte até ao Báltico, registava temperaturas típicas do início do verão.



Assim, especula-se que a posição mais a sul da corrente de jato (jet stream) — uma corrente de ar forte e estreita que circula o planeta a cerca de 160 km/h, a grande altitude, aproximadamente ao nível da tropopausa — nos últimos dois meses seja a principal responsável pelas anomalias referidas. O seu fluxo, habitualmente serpenteante, tem-se apresentado bastante vincado para sul, atingindo diretamente a nossa península. Ou seja, o ar polar tem descido até latitudes mais baixas, enquanto o ar subtropical avança mais para norte, afetando as temperaturas acima descritas. Resta saber quanto tempo irá durar este posicionamento anómalo da corrente de jato, que influencia diretamente os estados do tempo na Europa.

Deixa um comentário