ChatGPT: delirante!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 · Temas: , ,

Há na nossa escola apenas uma pessoa com a qual falamos do assunto deste artigo sem parecer um lunático, é o professor Matos. Este nosso interlocutor devolve-nos, frequentemente, a mesma curiosidade e entusiasmo que temos sobre a inteligência artificial. Com ele é também frequente a troca de "cromos" sobre esta coisa que já anda aí, paira no ar, e é certa vir a assentar, cobrindo muitas áreas e aspetos do quotidiano moderno.

O ChatGPT é um verdadeiro exemplo disso mesmo, trata-se de um protótipo de inteligência artificial (na forma de chatbot) criado pela OpenAI, que até já nos deu o entusiasmante Dall-E 2. Sob proposta, questão ou diálogo, em inglês ou português, por exemplo, aquele permite-nos obter coisas tão incríveis como poesia de diversos estilos, artigos e até receitas culinárias originais; tudo com um grau de profundidade e rigor e, talvez mais assustador, originalidade, que desafiam a inteligência humana.


O próximo passo é dar utilidade a esta ferramenta e objetivá-la a casos concretos. As redes sociais, competitivas por natureza, são os primeiros candidatos a massificar esta manifestação de inteligência artificial para um fim comercial ou promocional, e veremos o que dali sairá. No que nos diz respeito, estamos tentados a integrá-la em aula e/ou fazê-la usar no contexto de trabalhos de investigação sob um tema geográfico ou afim.

Deixa um comentário