O frio dos últimos dias.

domingo, 24 de janeiro de 2021 · Temas: , ,

O mês de dezembro passado e a primeira metade deste mês de janeiro, apresentaram valores de temperatura com valores de temperatura máxima e mínima do ar, inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000. Segundo o IPMA, o tempo frio deveu-se:

  • inicialmente ao transporte de uma massa de ar frio polar associado a um fluxo predominante de norte sobre o território continental;
  • a partir de dia 5, o fluxo predominante torna-se de nordeste.

Para esta situação sinóptica de superfície foi, e é, determinante a ação do vórtice estratosférico polar. Este  fluido de escala planetária, gira de um modo turbilhonar devido ao efeito de Coriolis e é impulsionado pelo jet stream. Por consequência, proporciona uma deslocação de ventos e massas de ar no sentido genérico de oeste para este, que atingem a Europa ocidental, deslocando-se mais para sul no inverno e refugiando-se mais a norte no verão. Aliás, naquela época do ano, e devido ao confronto com a massa de ar tropical, a sul, surgem as perturbações frontais que proporcionam os estados de tempo chuvosos.


A sequência de imagens editadas por Mathew Barlow, baseadas no Climate Data Store, mostram o comportamento do vórtice ao longo do último mês e meio. A sua ação trouxe fluxos de norte que atingiram em força a Península Ibérica, mais habituada a correntes atlânticas e, por tal, mais amenizadoras.

________________________________________

Fontes: What is the Polar Vortex? //  Data is beautiful (Reddit) // Geopalavras - O vórtice polar.


Deixa um comentário