Geoengenharia.

sábado, 15 de dezembro de 2018 · Temas: ,

É possível, em teoria, atenuar artificialmente por reflexão e difusão  a radiação solar, lançando aerossóis na estratosfera, tal como se poderá constituir o carbonato de cálcio, mimetizando assim a natureza aquando das erupções vulcânicas. Em 1991, durante a erupção do Pinatubo, nas Filipinas, o vulcão expulsou para a atmosfera cerca de 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre. Este fenómeno causou uma queda na temperatura do planeta de aproximadamente meio grau Celsius durante os 18 meses seguintes (Pplware).

pplware_aquecimento02-533x1024

Para além da temperatura, os aerossóis lançados de avião permitiriam provocar chuvas, alterando assim os padrões pluviométricos, visto constituírem como excelentes núcleos de condensação do vapor de água.

Mas, a teoria está prestes a ser levada à prática com o projeto SCoPEx, riscado por uma equipa de investigação de Harvard, que foi recentemente destacado pela Nature. Segundo esta, a primeira fase da experiência, que terá um custo na ordem dos 3 milhões de dólares, poderá começar já no primeiro semestre de 2019 (Pplware).

Deixa um comentário