Começa hoje o inverno no hemisfério norte. Pelas 16:28h, em Portugal Continental, a perpendicular da radiação solar com a superfície da Terra, atinge o seu valor máximo de latitude sul, Trópico de Capricórnio (a cerca de 23º, 27´ sul), num ângulo de 90º.
Ora, como é sabido, quanto menor o percurso da radiação solar através da atmosfera, maior é a quantidade de energia perdida devido à ação de três fenómenos: absorção, difusão e reflexão. Portanto, se a viagem for curta, menor é a camada atmosférica atravessada, dado o ângulo de 90º (neste caso no hemisfério sul); e menor é a probabilidade de ação daqueles fenómenos. Tal, resulta num valor de energia solar, recebido à superfície da Terra, teoricamente máximo.
No hemisfério norte, verifica-se precisamente o contrário. Neste dia, a perpendicular da radiação solar com a superfície da Terra, apresenta o seu valor de ângulo mínimo (e tanto mais pequeno quanto maior a latitude), pelo que a radiação solar atravessa sempre maior camada atmosférica, o que se traduz em menores quantidades de energia incidente à superfície da Terra.