Três ferramentas geográficas.

quinta-feira, 8 de junho de 2017 · Temas:

Hoje trazemos geografia às publicações do Geopalavras. Mais concretamente, apresentamos três ferramentas que, no mínimo, despertam a óbvia curiosidade geográfica e científica.

pang

A primeira trata de um globo terrestre com o supercontinente Pangeia, que existiu entre o fim do Paleozoico e o início do Mesozoico, antes de se começar a separar, há cerca de 175 milhões de anos. No meio da massa continental, é possível observar Portugal Continental, ou melhor, aquilo que supostamente poderá ter sido o antigo pedaço desta parte do nosso território. Mais a norte, e quase a tocar Portugal, detetamos uma impossibilidade: a Islândia, que, como ilha vulcânica que é, não existia à altura daquele supercontinente.

A segunda ferramenta consiste num mapa da densidade populacional europeia, simbolizada por pirâmides proporcionais. Trata-se de uma interessante forma de ler a distribuição da população. Onde as pirâmides de base larga e pouco altas, representam uma região onde a população de distribui mais uniformemente no espaço; isto, ao contrário das regiões que coincidem com pirâmides altas e pontiagudas.

Mapa Densidade

A última ferramenta permite-nos voar sobre fotografias de satélite obtidas há poucos dias. Ao contrário de outras ferramentas similares, esta apresenta como argumento a data das fotografias de satélite, que se renovam em cerca de 15 dias.

Pt


Fontes: MapsMania // MapBox

Deixa um comentário