Hidropólio.

segunda-feira, 22 de abril de 2024 · Temas: , ,

Criamos um autodesafio: utilizar um ping-pong de ferramentas de inteligência artificial (IA), para conceber um jogo de tabuleiro que mimetizasse o famoso Monopólio, mas ligado à gestão do recurso água, um dos conteúdos finais do programa do 7.º ano de escolaridade de Geografia. Utilizamos o Gemini, como base, secundado pelo ChatGPT, e para pequenos apontamentos gráficos o Canva, com uso das suas aplicações IA, e o Genially na edição do tabuleiro de jogo. Por último, a compilação gráfica de alguns elementos foi realizada com o simples Google Slides


O pedido inicial feito ao Gemini foi: cria um jogo de tabuleiro, tipo monopólio, com 20 casas, mas que o tema verse regiões ou países, e a temática seja a água. Deverá haver rios, albufeiras, chuvas e bacias hidrográficas, e não hotéis e avenidas. A resposta que a ferramenta nos deu surpreendeu-nos pela abundância de sugestões, mesmo estando habituados ao débito veloz e vasto das suas respostas. Filtramos algumas, e no seguimento do pedido inicial, pedimos a criação de cartões para integrar no jogo. Mais uma vez, surgiu no ecrã, um conjunto de ações para colocar em cartões de sorte ou azar, versadas no tema da água, que provavam o rebuscamento que esta ferramenta fez do tema, procurando apelar à pedagogia da sensata gestão da água.

O tabuleiro, que surge na imagem, é virtual e interativo e foi realizado com base num modelo do Genially, perfeitamente moldável a esta versão mais didática do jogo. Acrescentem-se alguns efeitos gráficos na criação de logótipos, uma divertida falsificação de dinheiro, e o resultado é um jogo que pode muito bem servir outros níveis de ensino e em qualquer contexto. Em suma, e mais uma vez por aqui o afirmamos, estas ferramentas serão em breve tão normais como pesquisar no Google o foi durante anos. Neste caso criamos uma atividade para alunos que percebem como a realizamos, mas que o encaram com uma naturalidade desarmante, não apenas própria da idade, mas também própria de quem nasceu e vive estes tempos de inovação.

Deixa um comentário