Projeto: Ninhos.

domingo, 29 de janeiro de 2017 · Temas: , ,

Hesitamos bastante em alicerçar estes Ninhos, uma ideia de projeto que pretende candidatar-se ao Orçamento Participativo da Escola Secundária da Lixa, no corrente ano letivo. Trata-se, na verdade, de uma novidade oferecida pelo Ministério da Educação aos alunos do 3º Ciclo e Secundário, que pretende dar «voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses».

Projeto NINHOS

Nesse sentido, e da troca de ideias com alguma das nossas turmas, vingou com muita força esta ideia, que assenta nos seguintes pontos:

    • 1. Inventariar a flora e a fauna dos espaços verdes da ESL;
    • 2. Atrair, repovoar e ou alimentar a avifauna do parque florestal da ESL;
    • 3. Estudar o impacto das ações realizadas;
    • 4. Divulgar e sensibilizar a comunidade escolar e extraescolar;
    • 5. Envolver entidades externas: Universidades.

A ideia é viável e altamente pedagógica. Permite potenciar um espaço diferente da sala de aula,  sem a dificuldade de sair do recinto escolar, reforçar a sua relação com a comunidade escolar, que ainda não o apropriou, dos alunos aos professores, criando-se uma série de situações de aprendizagem compatíveis com diversos saberes.

Assim, manifestada aqui a nossa declaração de interesses, referimos não nos vamos substituir aos alunos. Vamos sim, e até porque o OPE é uma novidade, orientar. A realização do projeto final, a conquista de votos e, quem sabe, a vitória e a execução do projeto, são afinal, exercícios de aprendizagem e de democracia.


Nota: o nome do projeto NINHO foi alterado para NINHOS, a 21 de fevereiro de 2017.

Deixa um comentário