Sábado diferente entre montras e lojas antigas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016 · Temas:

A baixa das cidades são o reino das montras comerciais que dominam a paisagem, interpretam e nos devolvem a moda, as tendências da estação, e nos alertam sobre as efemérides de ocasião. Pautam assim o quotidiano citadino e decoram indelevelmente a paisagem urbana. Definitivamente, as cidades não o eram sem elas.

SBLojas

Um périplo pela zona comercial de uma grande cidade é, acima de tudo, um encontro com uma série de estímulos visuais, sonoros e até olfativos, que saem destas faces visíveis das lojas, e nos impelem ao consumo. No fundo, é essa a sua função: subliminarmente levar-nos ao ato mais básico e culminante deste encontro de estímulos: a compra.

Efetivamente, a arte de uma boa venda reside, em parte, na exposição e promoção daquilo que se quer (ou tem) para vender, independentemente, em muitas das vezes, do seu real valor. Essa arte traduz-se em belíssimas montras, onde a disposição dos artigos, vitrinismo, é fruto de estudos que versam o design, a arquitetura ou até mesmo a psicologia. Num certo sentido, as montras são obras de arte efémeras, profundamente perscrutadas por olhos que se deixam enamorar, que nos fascinam a todos e que importa interpretar.

Assim, este Sábado Diferente vai ser dedicado a fotografar montras e lojas antigas da Cidade do Porto, algumas a necessitar de uma urgente proteção legislativa, e observar alguns aspetos ligados ao zonamento horizontal e vertical do comércio do centro da cidade do Porto.

Previsto para o próximo dia 30 de janeiro, o ponto de encontro será na estação de Caide de Rei pelas 9:30H, onde tomaremos no comboio com destino ao Porto (S. Bento) pelas 9:58H. O percurso será realizado a pé, eventualmente faremos uma viagem de metropolitano, e o almoço decorrerá num belo e económico um “tasco” do Porto. O regresso está previsto para a 19:00H, com chegada prevista para as 20:03H, em Caide de Rei.

O protocolo destes Sábados Diferentes requer o cumprimento dos seguintes passos:

Deixa um comentário