É bom perdermo-nos!

terça-feira, 9 de abril de 2013 · Temas: , ,

Portugal é um país ótimo para nos podermos perder! E quando nos referimos a perder, falamos da visão estrita do termo, ou seja, extraviarmo-nos no nosso próprio caminho. Na verdade, como país secular e intricado que somos, abundam os caminhos quase redundantes, repletos de pormenores, gente e curiosidades, ótimos para nos deixar ir.

E se esta verdade é ubíqua em todo o território, no noroeste continental o povoamento disperso e geografia acidentada trataram de a exacerbar num rendilhado quase impossível de perceber, mas ótimo de usufruir. Deambular por ruas e caminhos que não conhecemos, perdermo-nos e voltarmos a encontrar o caminho, aguça a nossa curiosidade, o poder de observação e, em última análise, melhora significativamente a nossa autoestima, é delicioso!

Tudo isto a propósito do próximo Sábado Diferente, que se prevê acontecer num pequeno intervalo do mau tempo que nos acompanha há demasiado tempo. Diz-se que «a sorte protege os audazes», acreditamos! Assim, o sol vai ser útil para pôr em prática várias técnicas de orientação nos caminhos mais ou menos rurais da Freguesia de Avintes, onde se situa o Parque Biológico de Gaia.

 
Ver Do Parque a S. Bento. num mapa maior

Se estás inscrito ou mesmo na lista de reserva, dado que excecionalmente este SB vai contar com 17 alunos, procura perceber (instalar) se tens uma aplicação de GPS no teu telemóvel (Google Maps ou o Ovi Maps da Nokia, por exemplo), que se tornará extremamente útil na procura do caminho de regresso até ao centro do Porto.

Em jeito de curiosidade, feita uma simulação no PC, a estimativa aponta para cerca de 10 quilómetros de percurso, mas como vamos andar para trás e para frente a reconhecer o caminho, é bem possível que se acresçam mais dois ou três. Assim: 12 no percurso, mais 4 no parque e 2 no Porto, correspondem a mais ou menos a 18 quilómetros! Nada mau, até porque se convertemos todos estes quilómetros em calorias, e a uma média de 660 calorias gastas por hora, 3 horas de caminhada corresponderá a 1980 calorias! Mais ou menos o correspondente ao Big Mac + Cheese Burguer + Coca-Cola de 40cl + mais o Sundae de caramelo que, com grande probabilidade, vais querer comer antes de regressarmos de comboio a casa (certamente no das 21.30 com chegada a Caide 1 hora depois). Por isso, vai treinando… na caminhada claro!


Fontes:

http://www.atletx.com.br / http://www.cp.pt/ / http://www.mcdonalds.pt/

Uma resposta a: “É bom perdermo-nos!”