Andamos entusiasmados.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018 · Temas: ,

Há cerca de um ano surgiu na imprensa aquilo que se sente na sala de professores:  “Só 0,4% dos professores têm menos de 30 anos”. Excluímos da frase anterior o ponto de exclamação, e não é um erro! O ponto final usado por sua vez, vinca o que se constata há muito nas salas de aula, um desfasamento entre o aluno que dificilmente se surpreende com aquilo que nos fazia ficar boquiabertos na FNAC há relativamente pouco tempo. Agora, reflita-se em quem insiste no método de exposição de “matéria” baseado nos anos anteriores à cadeia francesa se ter implantado em Portugal, e fica quase tudo dito.

RV1-Geopalavras

Daí esta nossa incessante necessidade de superar o grisalho com mentalidade aberta, que se alimenta da diferença, do espicaçar, daquilo que  nos chega de colegas entusiastas e também da atenção a estas novidades. Desta feita, trata-se de aulas de Geografia com recurso ao Cardboard.

RV2-Geopalavras

Investigamos e imaginamos o que já é possível há muito: com recurso a um Cardboard (o que está na fotografia adquirimos na ALE-HOP de Évora, por cerca de 15 euros), que existem à venda na Amazon, por exemplo, a preços acessíveis.

Mas, para que serve? Se potenciado, e com imaginação / adaptação, para imenso. Vejamos, depois de lhe dedicarmos um certo tempo, e aliá-lo ao ensino, descobrimos o que numa sala de aula é possível: viajar de forma imersiva (com som), até ao topo dos Himalaias, ao fundo do oceano ou mesmo à Amazónia; o que quisermos (!) e até ao pátio da nossa casa usando uma aplicação para Android - Câmera Cardboard, e depois inserindo o nosso smartphone no Cardbord.

RV3-Geopalavras

Em aula, por exemplo, e com recurso à aplicação Cardboard (aqui aplicação Android)e a uma outra denominada por Expedições, ambas da Google, é possível comandar toda uma turma numa viagem à Antártida, no conforto térmico da sala de aula e sem ultrapassar os custos das viagens de estudo impostos pelo Ministério para o corrente ano letivo!

RV4-Geopalavras

Em suma, e para fazer uma coisa diferente de “emendar a data da ficha que já aplicam em aula desde o estágio nos anos 80”… fazer o seguinte:

  • Usar um smartphone recente.
  • Comprar um Cardboard na Amazon.
  • Instalar as 3 aplicações mencionadas no texto (toca a ler).
  • Convencer os alunos e ou Encarregados de Educação a fazer o mesmo.
  • Dar aulas fantásticas!

Como é hábito, se necessitares de alguma ajuda, podes muito bem contactar-nos, nem que seja por mera curiosidade. Temos novos aprendizes de geógrafo na calha, que podem muito bem juntar-se aos restantes DR´s que por aí andam a espalhar magia!


Deixa um comentário