O Sumol de ananás e a bola de berlim.

domingo, 10 de dezembro de 2017 · Temas: , ,

Está uma bela de uma tarde para editar artigos deste calibre… Há cerca de uma semana atrás, via Classroom, desafiamos alguns incautos, com o seguinte: “Quantas cabeças cabem num chapéu da Roménia?”. As respostas, embora poucas, até porque nunca há muito tempo para a ousadia e ou imaginação latente, deixaram-nos a pensar, no mínimo…

Imagem1

Na verdade, todas as respostas que surgiram no fórum, em jeito de resposta e contra resposta, são vencedoras do desejado prémio, enquanto durar… e versam assim:

  • Ao fim de horas e horas… a fazer contas e mais contas, cheguei à conclusão que dependendo do tamanho do chapéu, depende também quantas cabeças cabem dentro dele. Assim, e até porque as cabeças não têm todas o mesmo tamanho, quem for cabeçudo não cabe no chapéu, mas para "cabeças de periquito",  sobra mais de meio chapéu. – Alícia Medeiros.
  • Bom, como não foi especificado a qual os animais ou coisas a que tinha que pertencer a cabeça... Posso considerar que, mais coisa menos coisa, 12 triliões de cabeças de formigas cabem num chapéu da Roménia! Mas, para provar que estou certa, recomendaria testar esta minha teoria! Alguém se oferece? – Sofia Francisco.
  • Cabem todas as cabeças do mundo menos aquelas que não têm a criatividade e iniciativa de o experimentar. – Ana Marques.


  • 38 cabeças. – Ana  Policarpo.
  • Quantas as que quiserem lá pôr, desde que seja uma de cada vez! – Ana Beatriz.
  • O chapéu é um acessório fabricado de maneira a que caiba lá só uma cabeça, visto isto, e respondendo à sua questão, no chapéu da Roménia cabe 1 cabeça tal como na maioria dos chapéus. Não me admirava nada se um dia destes inventassem um chapéu para duas cabeças visto que inventarem de tudo! Já imaginou andar com uma pessoa na rua ligada a ela por um chapéu, estranho! – Catarina Rodrigues.
  • Cabe o mundo mais umas formigas e um lanche. – Deise Teixeira.
  • O número de cabeças que cabem num chapéu da Roménia, depende do tamanho das cabeças que queiramos lá pôr. Se estivermos a falar de cabeças de formigas, cabem imensas, mas se estivermos a falar de cabeças de formigas que acabaram de nascer, cabem muitas mais. – Érica Macedo.
  • Quantas o romeno quiser. – Inês Lopes.
  • Eu acho que cabem todas as cabeças do mundo, desde que as pessoas não sejam muito cabeçudas ou usem o chapéu ao mesmo tempo. – Jorge Bastos.
  • Depende da dimensão do chapéu e da cabeça. – José Sousa.
  • Depende da quantidade de cabeças sem piolhos! Tens piolhos? Ficas só a observar o “Belo Chapéu” a 5 metros de distância dele! Não tens piolhos? Eu deixo-te andares com ele! E sim, se não tiveres piolhos, cabe-te na cabeça perfeitamente! Lembra-te, não é um chapéu qualquer, é um chapéu da Roménia! – Lara Teixeira.
  • Dentro do chapéu da Roménia cabem 29 cabeças, visto a nossa turma ter 29 alunos! – Mariana Abreu.
  • Uma de cada vez. – Mariana Meireles.
  • A resposta a esta pergunta, quase que poderia ser óbvia e objetiva: cabiam o número de cabeças conforme o tamanho do chapéu. Mas eu vou interpretar-la como sendo mais complexa. Partindo do meu ponto de vista, e como o chapéu é da Roménia, vamos imaginar que o chapéu simboliza a sociedade romena. Pelo que os professores transmitiram, a Roménia parece ter um tipo de sociedade humilde e acolhedora. Sendo assim, caberiam a maior parte das cabeças. Mas, temos de ter em conta as cabeças que estão interessadas, o que já reduz o número de candidatos a caberem no chapéu.
    Concluindo, não se consegue bem definir um número em concreto de cabeças que cabem no chapéu, mas posso dizer que cabem todas aquelas que realmente merecerem esse lugar. – Mariana Teixeira.


Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Deixa um comentário