Ninhos fotogénicos!

domingo, 23 de julho de 2017 · Temas: , ,

Estamos esperançados no desenvolvimento dos ninhos que instalamos na vertente leste do recinto da ESL. São 7, e estão instalados em árvores de grande porte ali existentes: carvalhos, cedros-do-atlas e plátanos, cujas copas são suficientemente desenvolvidas de modo a proteger as pequenas casas de madeira e futuros inquilinos.

Ninho ANinho B

Com a ajuda dos BVL, tal como já relatamos, tentamos ao máximo orientar a entrada dos ninhos para sudoeste, evitando as direções norte e poente, de onde predominam os ventos dominantes, sobretudo durante a tarde, na área / elevação em que se encontra implantada a Escola Secundária da Lixa.


Neste sentido, a nossa Estação Meteorológica foi-nos bastante útil. Da análise anual da direção dos ventos que ali sopram, concluímos que as particularidades geográficas (micro-regionais) da região, criam condições para que o vento matinal sopre de leste e, durante a tarde, do quadrante oeste.

Futuramente, e com esta orientação confrontante com o telhado do edifício do refeitório e cantina da escola, será possível instalar “webcams”, apontadas a cada umas das entradas dos 7 ninhos, na tentativa de estudar e perceber a sua ocupação.

No próximo ano letivo, esperemos que o legado deixado nos alunos, os faça avançar para esta segunda etapa com força. Até porque é muito válida, não onerosa, tecnicamente possível, e pedagogicamente importante.

Deixa um comentário