Amanhã, um Desafio Final.

segunda-feira, 17 de abril de 2017 · Temas: ,

Ao longo destes três últimos anos, nos quais te acompanhamos, fartaste-te de crescer! E não foi só a tua altura, peso e voz a modificar-se. A tua capacidade crítica, o bom-senso e a criatividade, também aumentaram, e são resultado da ação da tua “esponja cinzenta” que, se bem guiada e estimulada, permite-te coisas fantásticas!

Imagem1

Na verdade, nós somos apenas uma parte responsável pelo seu intenso uso. Esforçamo-nos por te ensinar uma forma não linear, não maçuda, apelando, recursivamente, à criatividade, que é uma das tuas características que mais admiramos. Afinal, se bem potenciada, e em qualquer área do saber, faz aquilo a que chamamos milagres.

Mas, concretizando, vamos à proposta de trabalho, Desafio Final, que se constituirá no derradeiro momento de avaliação deste ano letivo, à disciplina de Geografia, e terá como ponto de partida o filme / documentário francês Demain (disponível no Geoarquivo para estudo), que nos mostra que o mundo tem soluções para os seus problemas.

Trata-se de uma viagem realizada por dois amigos, Cyril Dion e Mélanie Laurent, que descobrem que há pessoas a reinventar a agricultura; obter energia de uma forma ecologicamente sustentável; organizar a economia de uma forma justa; usar a democracia de uma forma pura; e a adequar o método de ensino à população estudantil em causa.

Ora, neste trabalho, e com base no referido documentário, vais criar soluções realistas, com viabilidade financeira, e originais (ou muito próximo disso), para os cinco problemas / pontos focados pelo documentário. São eles:

 

  • Agricultura – como superar os problemas ambientais da produção agrícola atual; como produzir agricultura ambientalmente correta e de modo a alimentar uma população mundial crescente; como é que a tua região pode contribuir para uma nova abordagem à agricultura?
  • Energia – como produzir energia ambientalmente correta; que potencialidades a tua região oferece na produção de energia alternativa; que atitudes podemos tomar, na tua região, especificamente, e no mundo, em geral, de modo a consumir menos energia / alterar a sua necessidade de consumo?
  • Economia – como dinamizar a economia da tua região, especificamente, e do país em geral? Tens alguma ideia inovadora? Alguma aposta?
  • Democracia – o que te preocupa quando se fala da democracia? O que alterarias? Que soluções propunhas?
  • Ensino – melhor do que ninguém, tu sabes falar do ensino. O que está mal, o que poderia ser melhor e o que mudarias nas escolas?

Assim, vai “magicando” umas soluções, prepara o discurso, que nós cá estamos para avaliar e valorizar.


Fonte: www.demain-lefilm.com

Deixa um comentário