Geocaching, Ingress e Pokemon Go.

segunda-feira, 20 de junho de 2016 · Temas: ,

Os últimos dias de sol, quase pleno, e o gradual aumento da temperatura, são um bom prenúncio para o verão deste ano, que chega logo à noite, pelas 23h34min, e do qual se espera firmeza, mas sem exageros!

E se a época estival é sinónimo de praia, caminhadas e Geocaching, sobre o qual já muito escrevemos aqui no Geopalavras, também poderá sinónimo da prática do Ingress e do Pokemon Go.  E o que são? Aparentadas do Geocaching, trata-se de duas modalidades lúdicas e desportivas, baseadas na realidade aumentada, proporcionada, por exemplo, pelos smartphones, quem têm uma base real. Isto é, teremos de palmilhar imenso para competir, e o telemóvel é a ferramenta.

Ingress no smartphone (aspeto)

O Ingress já existe desde 2012, e conta com milhares de praticantes a nível mundial que se posicionam numa de duas equipas rivais: os Enlightened e a Resistance. O objetivo de ambas é conquistar, virtualmente, terrenos reais, através da captura de portais virtuais, por vezes afastados quilómetros entre si, e possíveis de encontrar através da realidade aumentada proporcionada por uma aplicação para Android ou IOS. A triangulação destes portais traduz-se num território conquistado, pelo que o jogo de equipa é fundamental: chegar ao ponto x (portal) e capturá-lo, antes dos elementos da equipa rival.

São batalhas agendadas, disputadas sobretudo em meio urbano, que provocam uma sadia Encounter0competição, a usufruição pelo espaço aberto e o exercício físico, que inclusivamente já tiveram lugar no Porto, há cerca de um ano e meio.

Perante o sucesso do conceito, a mesma empresa responsável pelo Ingress, a Niantic,  lançará em meados do próximo mês o Pokemon Go, numa aliança com a nipónica Nintendo, cujo conceito é muito próximo do Ingress. Com este jogo, e através do smatphone, ou uma pulseira que irá ser lançada pela Nintendo, teremos o objetivo de capturar pokemons e travar batalhas virtuais, com outras equipas, em locais reais próximos do lugar onde vivemos ou que visitamos.

Portanto, são duas excelentes ferramentas potenciadoras do nosso telemóvel, que a par do prazeroso geocaching, nos impelem a usufruir do verão em pleno. Bom verão!


Fontes: Wikipédia // The Verge // Nianticlabs

Deixa um comentário