Médias climatológicas (2012 a 2015) da MeteoESL.

domingo, 3 de janeiro de 2016 · Temas: ,

Apesar de a amostragem se referir a uns escassos 4 anos de análise, entre 2012 e 2015, quando trabalhados estatística e graficamente, permitem ainda assim constatar e ou desmitificar algumas curiosidades climáticas registadas pela nossa estação meteorológica.

Médias de precipitação e temperatura da estação meteorológica ESL  entre 2012 e 2015 e valores médios de 2015

Calculamos as médias de precipitação e pluviosidade para o período compreendido entre 2012 e 2015, e comparamos com os valores homólogos registados apenas no ano de 2015, calculando as médias térmicas mensais e os respetivos somatórios da pluviosidade.

Precipitação.

A primeira curiosidade reside na precipitação. A perceção recente levaria a caracterizar 2015 como chuvoso. Não obstante, apenas em agosto e setembro o ano transato ultrapassou a média mensal, sendo que os primeiros meses do ano revelaram uma precipitação muito escassa, sobretudo em março, e abaixo da média.

Verifica-se igualmente que os meses mais chuvosos são outubro e janeiro. Pelo contrário, julho, agosto e junho são, por ordem decrescente, os mais secos.

Temperatura.

No que se refere à temperatura, a média aponta agosto como o mês mais quente, mas apenas por 2 décimas em relação a julho (22,3ºC e 22,1ºC, respetivamente) e 1ºC em relação a setembro. Fevereiro tem-se revelado como o mês mais frio, apesar de no ano passado a média térmica mensal de janeiro ter sido a mais baixa, com 8,1ºC.

Deixa um comentário