Faz sentido reviver o passado se for útil ao momento e contribuir para aperfeiçoar, ao sabor do tempo atual, novas ideias e técnicas, mesmo que os protagonistas pouco difiram no entusiasmo e disposição ao desafio. Aliás, é precisamente nesta necessidade de aventura, jogo de equipa e contacto com os elementos, que apostamos e entendemos residir muito daquilo que entendemos por ensino.
A Caça aos Tesouros de Borba, foi uma atividade que se baseou noutras que havíamos realizado há alguns anos, na mesma área, mas usando técnicas mais digitais e difundidas. Se, então, imprimimos dezenas de mapas, extratos das Cartas Militares 99 e 100, e guias de caça; no passado dia 4 de abril, usamos aplicações Android e Iphone, que não retiram magia nem facilitam o prazer. Pelo contrário, permitem novas situações e desafios, outrora impossíveis de conseguir, tais como a realização de tarefas registadas em vídeo e fotografia, a geolocalização de tesouros, ou o acompanhamento, em tempo real, da pontuação e classificação.
Falamos concretamente do Goosechase, uma aplicação dedicada ao scavenger hunt, conjugada ao mapa de prova, também online, que o Curso de Turismo desenhou ao longo de meses de trabalho de campo para proporcionar este momento a cerca de 140 alunos e 20 professores. É isso que as fotos que aqui publicamos ilustram e ajudam a perpetuar.