Ideias de uma primeira tertúlia.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021 · Temas: ,

A primeira tertúlia que realizamos (com o Prof. Fábio e os alunos de Turismo), redunda num adjetivo: confortável. Julgamos não haver outra palavra para definir aquelas "quase duas horas", que juntaram alunos e professores, e futuras doutoras, num pequeno espaço da Biblioteca, ladeado de livros, um aquário, terrários, e um zumbido de fundo coincidente com a azáfama dos pequenitos do 7º ano que, ao sabor da idade e indiferentes à conversa, afincavam trabalhos e tarefas de final de período.





O mote começou na profissão turismo, a qualidade e profissionalismo que a mesma deve deter, mas cambou para o enoturismo. Previmos esta imprevisibilidade, ou seja, como em qualquer conversa solta que junte pessoas com sensibilidades e formações diferentes, o tema serve apenas com desbloqueador para um caminho que se pretende rico, mas não óbvio. 

E assim foi: falou-se da importância do profissionalismo e boa disposição perante o "cliente" turista; do novo mundo dos "layers", veiculados pelo SIG, que permite, entre outras coisas, fazer turismo com o Google Maps; novas tendências do enoturismo, não necessariamente ligadas à prova de vinhos e o seu local de produção, mas a novas formas de vindimar e / ou estratégias de abordagem do vinho como produto turístico, para públicos-alvo de diferentes faixas etárias.

Em suma, aprendeu-se bastante e de uma forma amena. Os nossos alunos estiverem impecáveis, os nossos convidados também, e agradecemos a presença de alguns colegas que estiveram presentes e foram excelentes intervenientes na conversa. Em breve haverá mais uma tertúlia.

Deixa um comentário