Estranho agosto.

terça-feira, 10 de setembro de 2019 · Temas:

A Europa central viveu neste último mês de agosto, temperaturas extremamente altas e inéditas. França, Bélgica, Alemanha e Holanda, a par da Escandinávia, viram os termómetros atingir valores muito acima dos 30ºC, fazendo deste verão naquelas paragens, o mais quente desde que há registos. Ao arrepio, Portugal escapou à onda de calor do mês mais estival.

AGOSTO 2019

Efetivamente, o posicionamento do anticiclone do Açores, em grande parte do mês, fugiu ao padrão, bloqueando as correntes de oeste em latitudes setentrionais e permitindo a deslocação para norte de massas de ar saarianas, que afetaram o leste peninsular e grande parte da Europa. Por consequência, e ao invés da norma, não se estabeleceram condições para o vento leste / nordeste, que traz calor e secura ao país. Inclusivamente, e durante o mês, houve duas situações depressionárias a atingir a Península, que causaram dois períodos de chuva: de 7 a 9 de agosto 25 e 26 de agosto.

Assim, o mês registou uma temperatura média de 22,2ºC, quase 2ºC abaixo da média do mês (2012-2018 da estação meteorológica da ESL). Houve noites cuja temperatura semelhava outras estações do ano, e a precipitação foi a maior registada pela estação meteorológica para este mês: 45 milímetros.

Deixa um comentário