Valores médios 2012-2018.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019 · Temas: ,

Compilamos os dados de temperatura média e os totais de precipitação mensal ocorridos entre os anos de 2012 e 2018, e criamos um gráfico de valores médios que, pelo intervalo de tempo que abrange, não se poderá denominar de termopluviométrico. Para tal, teríamos de representar dados correspondentes a 30 de observações; tal não é o caso.

Contudo, e apesar da reduzida dimensão temporal, é já possível observar algumas curiosidades: os meses mais chuvosos registados pela estação meteorológica da ESL, são janeiro, fevereiro, março e novembro. Janeiro apresenta uma precipitação média na ordem dos 219 milímetros. O mês mais seco é julho, com uma média de precipitação de 6 milímetros.

A temperatura segue o padrão dos climas temperados, com um inverno fresco e um verão quente. Há, no entanto, e neste caso, uma pequena curiosidade: a média de temperatura do mês de fevereiro é ligeiramente inferior (9,5ºC) há que é registada em janeiro, que apresenta um valor médio de 9,6ºC. Os meses mais quentes são agosto e julho, com temperaturas médias de 24ºC e 23ºC, respetivamente.

Deixa um comentário