Repovoar Portugal.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012 · Temas: ,

Portugal Continental é um território assimétrico. É assimétrico do ponto de vista económico, é assimétrico na distribuição da oferta cultural e, mais importante, na distribuição do seu bem mais precioso: a sua população. Somos assim um pedaço de território algo esquizofrénico, que ora parece preocupar-se com um interior cada vez mais definhado, ora lhe vira costas e insiste em alimentar o litoral farto.

RepovoarPeq

Na realidade, os principais problemas na distribuição da população portuguesa traduzem-se num envelhecimento e despovoamento do interior do país, onde a população é maioritariamente analfabeta ou com um baixo nível educacional, e numa forte concentração urbana na faixa litoral, em particular em Lisboa e Porto.

Deste modo, urge debater e encontrar soluções para: 

  1. Como redistribuir de uma forma mais equilibrada a população, potencializando os recursos endógenos das diferentes regiões?
  2. Como melhorar as condições de vida no interior?
  3. Como aumentar a oferta de emprego no interior?
  4. Como criar incentivos à fixação dos jovens nas regiões mais desfavorecidas?
  5. Como promover o desenvolvimento das pequenas e médias aglomerações urbanas?

Poderás discutir este assunto e lançar medidas que respondam aos anteriores problemas no Geodilema, o fórum de discussão de problemas dilemáticos.

7 respostas a: “Repovoar Portugal.”

  1. Cada vez mais os Portugueses procuram uma qualidade de vida melhor e , todos nós sabemos que ela existe nas grandes cidades ( Porto e Lisboa ).
    O interior cada vez tem menos pop. e a que lá vai vivendo já se encontra envelhecida !
    Não podemos deixar esta situação passar em branco , e temos que criar algumas medidas para isto mudar , medidas que não envolvam grandes custos económicos devido a crise económica .

    ResponderEliminar
  2. Medidas simples, queres tu dizer. Também assim penso! Olha Dianita, que tal o Geodilema... ;)

    ResponderEliminar
  3. Criação de emprego em sectores estratégicos em que temos muito potencial: Turismo, Agricultura, Floresta Pesca, Gastronomia e Empreendedorismos.
    Sem emprego a economia não avança. Investir no emprego é investir no futuro do pais e do estado. Assim a criação de emprego em sectores estratégicos é muito importante para a economia. Portugal é dos países com mais recursos naturais da Europa, acho que devíamos aproveitar isto a nosso favor :) Com estes empregos iria haver uma maior procura pelo interior :)

    ResponderEliminar
  4. Venham então os empregos Juanita! (sugestão: usa o Geodilema!).

    ResponderEliminar
  5. Tenho de concordar com a Diana, devemos optar por investir no turismo, isso poderia atrair pessoas para o Interior, não só para passar férias mas para eventualmente morar e criar uma vida estável. Faz tudo parte de um ciclo, o desenvolvimento por norma cria mais desenvolvimento e assim podíamos finalmente equilibrar Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da ideia do ciclo Diana. Muito bom! (geodilema...)

    ResponderEliminar
  7. Nao consigo comentar com o meu nome . Beatriz 10*D

    ResponderEliminar