Duas datas de importância maior.

domingo, 12 de dezembro de 2010 · Temas: ,

Os passados dias 10 e 11 de Dezembro sinalizaram duas datas extremamente importantes (sobretudo no contexto desumano dos dias de hoje): o Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem e Dia Internacional da UNICEF, respectivamente. São duas datas e motivos umbilicalmente unidos e comungam do mesmo princípio: o respeito pelo ser humano.

O Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamado no ano de 1948, há 51 anos. A Declaração contém cerca de 30 artigos. Esta declaração defende que o Homem deve ser livre, ter igualdade perante a lei e a sociedade e ter segurança pessoal; nenhum ser Humano deve ser discriminado, nem pela cor, sexo, raça, origem, ou outro factor; que o Homem tem direito à vida; não deve ser preso sem nenhuma prova que demonstre que ele cometeu determinado crime; e que o Homem tem direito a pensar e a exprimir-se. É um dia muito importante, pois relembra a todos nós, o quanto, ainda hoje, algumas pessoas sofrem devido a perseguições, discriminações e tráficos.

Igualdade entre povos - Mafalda (Quino).
A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes sendo que actualmente actua em 158 países de todo o mundo.

- Carolina Pinto, 10ºE

Deixa um comentário