É Outono na escola!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010 · Temas: ,

A dança das estações do ano pauta a nossa vida e desperta-nos diferentes sensações. O Outono é talvez a estação mais bela ao olhar que se enche de tons matizados, iluminados por um Sol quente mas, derradeiramente envergonhado.

A palavra Outono deriva do latim Autumnus e significa actualmente e por definição, a estação do ano que precede o Inverno. Contudo, esta divisão em épocas de igual duração (divididas por equinócios e solstícios) é algo relativamente recente na história da humanidade. Até há bem pouco tempo havia uma divisão temporal do clima, baseada na herança da civilização romana, que estabelecia no ano duas grandes partes: ver veris (bom tempo) e hibernus tempus (mau tempo).


Por sua vez, esta divisão em duas partes subdividia-se em cinco épocas. Assim, o primeiro período correspondia a três épocas: primo vere (de onde derivou a palavra Primavera), veranum tempus (que resultou na palavra Verão) e aestivum (que significa estio, ou secura, muita das vezes coincidente com o fim do Verão).  A segunda parte do ano, hibernus tempus, era por sua vez subdividida em duas épocas: tempus autumnus (o Outono) e tempus hibernus (o Inverno). É claro que esta divisão temporal do clima apenas fazia sentido na região da bacia mediterrânica, dominada pelos Romanos, pois noutras latitudes (quer a Sul quer a Norte) a cadência do clima não resulta na mesma forma.

Esta divisão do ano em cinco épocas perdurou até ao final do século XVII, quando a Societas Meteorologica Palatina definiu que cada uma das estações do ano deveria durar cerca de três meses, que coincidem com os equinócios e solstícios decorrentes da posição da Terra em relação ao Sol, no seu movimento anual de translação.

Fontes:
- Wikipédia
- www.zenite.nu
- La fascinante historia de las palabras - Fernando A. Navarro, Ed. del Prado.

Deixa um comentário