Colónias de férias: uma solução moderna para as crianças.

quarta-feira, 21 de julho de 2010 · Temas:

Ontem na TVI (dia 19 de Julho), no programa Repórter TVI, passou uma reportagem sobre as colónias de férias: uma solução moderna para as crianças cujos pais não têm tempo para passar férias com elas.

Antes do mais devo dizer que sou um enorme adepto destas actividades ao ar livre e sempre incuti nos meus alunos, os valores do “espírito de acampamento e da vida ao ar livre”. Contudo, questiono-me se isso será o bastante. Os pais, sobretudo das crianças de idade mais infantil, não podem simplesmente descartar-se da responsabilidade de passar férias com os filhos, arranjando para tal uma solução compactada por uma da proliferas companhias de “actividades radicais e ocupação de tempos livres no Verão”. Esta solução deverá ser encarada apenas como um pormenor nas férias das crianças e não como uma alternativa.

At the Beach - Edward Henry Potthast.
É um facto que a vida moderna, e sobretudo a vida citadina, demonstra uma gritante avidez de tempo, tornando esta dimensão num verdadeiro problema moderno, onde já não se tem tempo para as crianças e sobretudo para os filhos. Os nórdicos há muito que “descobriram” que, ao trabalhar menos horas por dia e ao garantirem um bom período de férias, ganhavam na saúde mental, no convívio social e, por consequência, numa maior e melhor produtividade no trabalho.

3 respostas a: “Colónias de férias: uma solução moderna para as crianças.”

  1. Eu acho bem existirem colónias de férias,pelo convívio, amizade, interactividade e só ganham com isso. Aprendem a estar com os outros. Eu gostava de ter tido a oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. Ainda assim, a Escandinávia, consegue ter mesmo soluções práticas que colocam em constante uso os bens familiares e os seus valores:
    Para mim, são um verdadeiro exemplo de paz e sanidade mental e o resto do mundo, mas em especial os polos da tríade deviam ter em consideração.
    Por cá penso que as colónias de férias são mesmos recursos de primeira necessidade, pois os pais não tem tempo para os filhos. Isto pelo menos é óptimo, pois garante convivio e amizades, mas sem o supoerte e os valores familiares torna-se obsoleto.

    ResponderEliminar
  3. Temos aqui uns comentadores... bom augúrio!

    ResponderEliminar