Primavera em janeiro.

domingo, 24 de janeiro de 2016 · Temas: ,

Este primaveril fim de semana em pleno inverno junta-se às evidencias do ano climatologicamente atípico que estamos a atravessar, definitivamente marcado, como já referimos, por o el niño, fenómeno de inversão de pressões atmosféricas e ventos no Pacífico Sul, com repercussões no clima global. Mas centremo-nos no dia de hoje, 24 de janeiro de 2016, e tentemos explicar esta inusitada temperatura primaveril que fez subir o mercúrio até aos 23,3ºC na MeteoESL, pelas 13:03h.

 

Se olhar olharmos para a imagens de satélite projetadas pelo Meteoearth, vemos o vento a soprar de sudeste, atravessando transversalmente a Península Ibérica e provindo do Norte de África. Como já referimos aqui, a direção do vento e a sua intensidade, resultado do jogo de pressões atmosféricas, determina a temperatura tal como a que se faz sentir no dia de hoje.

Contudo, não esqueçamos que estamos no inverno, pois parece aproximar-se mais uma frente quente que trará chuva a Portugal Continental já na madrugada de segunda-feira. Por isso, guarda-chuva e impermeável para amanhã recomendam-se.

Deixa um comentário