Sábados Diferentes, uma nova temporada.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014 · Temas: ,

Passado o frenesim do início das aulas, surge o tempo certo para anunciar mais uma temporada dos Sábados Diferentes, que se anuncia com várias novidades. Para já, a edição deste ano conta com uma equipa completa de novos protagonistas, e não é uma equipa qualquer, trata-se de um conjunto de técnicos altamente especializados nesta “coisa” dos roteiros pedagógicos, leia-se turísticos, que nos vão levar a locais conhecidos, mas sempre reinventados. É, na verdade, o 10ºG, carinhosamente Décimo Gato, que o Geopalavras adotou neste ano letivo para muita, muita coisa… diferente.

SB - 2014-2015

Assim, vejamos o que nos reserva esta iniciativa. Para abrir a temporada, temos, proximamente, o «Sábado Diferente: Porto de soluções turísticas», que nos vai levar a viajar pela fabulosa reinvenção do turismo, perpetrado na Cidade do Porto.

Mais à frente, lá para novembro, faremos Geocaching que, afinal também é turismo. Como é sabido, somos adeptos desta modalidade desportiva(?), pois nela vemos muito potencial de desenvolvimento turístico, sobretudo nas regiões onde a natureza esmaga e escasseia a oferta hoteleira. Não será este o caso do nosso destino deste Sábado Diferente que decorrerá em Vila do Conde (Mindelo e Vila Chã), em plena Área Metropolitana do Porto. Servirá, contudo, como motivação para caçada futuras, em locais inóspitos e igualmente belos.

Em dezembro surge-nos uma habitual viagem à Baixa Portuense onde os nossos aprendizes de Técnicos de Turismo terão a sua primeira prova de fogo, criando par ao efeito: roteiros turísticos e aplicando conhecimentos de geografia urbana, de história, de Inglês, Francês e até “portinhol”. É o Sábado Diferente  «por igrejas e calçadas de granito escuro mas belo» que vai aproveitar toda a magia decorativa do natal. Vai ser em grande.

Quanto aos Sábados Diferentes, e para este período, são estas as três propostas. Para os próximos períodos de aulas já há ideias que terão de se conciliar com as restantes (e não são poucas…) iniciativas previstas. A seu tempo, delas aqui falaremos.

Deixa um comentário