Novembro de vento leste.

domingo, 8 de dezembro de 2013 · Temas:

O mês de novembro apresentou dois períodos de comportamento térmico diferentes. A temperatura média mensal a situou-se nos 8,8ºC. A humidade relativa, devido a vento de leste que predominou na segunda quinzena, contribuiu para o valor médio do mês de 66,9% e, consequentemente, um baixo valor médio de condensação, correspondente a 4,1ºC.

Médiasnovembro 2013

Observando o ritmo das médias mensais dos valores mínimos, médios e máximos deste mês de novembro, verificam-se duas quinzenas distintas, a inicial com valores elevados (quer máximos, quer mínimos), fazendo jus ao verão de S. Martinho. A segunda quinzena, muito influenciada pelo vento tendencialmente de leste, baixou bastante os valores de temperatura média e amplificou as amplitudes térmicas diárias, dada a baixa humidade do ar característica daquela corrente.

Tempenovembro 2013

A maior rajada de vento foi sentida no dia 27, pelas 11.42 horas, tendo atingido o valor de 40,4 km/h com uma direção de ESE. Durante este mês o vento soprou tendencialmente de SSE com uma velocidade média de 5,9 kms / hora.

Quadranteventonovembro 2013

Velocidademédiaventonovembro 2013

A precipitação total do mês de novembro correspondeu a 57,9 mm, que se concentrou na totalidade nos primeiros 11 dias do mês. Do dia 12 até ao fim do mês não ocorreu precipitação.

Precipnovembro 2013

Deixa um comentário