Medidas para o desenrasca Portugal.

sábado, 14 de maio de 2011 · Temas: ,

DesenrascaPT v2Do repto lançado aos alunos do décimo ano de Humanidades para desenrascar Portugal, surgiram uma série de interessantíssimas medidas que, de uma forma mais ou menos imaginativa, ambicionam pôr este país a andar para a frente. Ora, o Geopalavras vai publicar um resumo daquelas medidas e dedicar-lhes um espaço no Geodilema que esperamos vir a ser fonte de inspiração para os nossos governantes muito pouco inspirados! Por último, estes trabalhos são obras de alunos que estão ainda a trabalhar as suas ideias e muitas delas, que serão publicadas, não coincidem com a precisão dos factos. Não obstante, trata-se de um exercício quase académico pertinente, criativo e de louvar para quem tem apenas 15 ou 16 anos.
Desenrasca Portugal.
- Por Sara Babo e Vera Costa, 10ºF.
 
Actualmente o Mundo, e logicamente o nosso país, atravessam uma grave crise Económica, Política e Social; Para esta situação contribuíram vários factores mas vamos incidir naqueles que basicamente afectaram Portugal.
No que respeita ao nosso País podemos dizer sem sombra de dúvida que a crise se baseou num modelo errado de desenvolvimento e nos erros constantes cometidos pelos vários governos. Gastaram-se Fundos Europeus em grandes obras públicas e incentivou-se o gasto de dinheiro em situações desnecessárias. Estes recursos económicos deviam ter sido utilizados em desenvolver a Educação, na Formação e no desenvolvimento da Produção Agrícola e Industrial; assim ensinar-se-iam os portugueses a “enriquecerem” de modo sustentável, desenvolvia-se a produção Nacional.
Já em outras ocasiões muito graves da nossa história o nosso povo provou ser capaz de ultrapassar os obstáculos. Mas para isso é preciso que as pessoas acreditem nos governos e numa política verdadeira e honesta para perceberem que vale a pena aceitar e fazer os sacrifícios necessários.
 PaísàRasca
O que fazer para Melhorar Portugal?
- Medidas de âmbito económico.
1- Apoio às pequenas e medias impressas;
2- Incentivo ao consumo dos produtos nacionais;
3- Ajustamentos do salário mínimo para valores que permitam às pessoas viverem de forma digna
4- Eliminar as medidas de protecção aos estrangeiros (nomeadamente asiáticos) que são altamente protegidos com benefícios fiscais, que tanta falta fazem aos nossos comerciantes e industriais e por causa desses benefícios invadem o nosso pais com produtos de baixa qualidade mas logicamente a baixo preço.
- Medidas de âmbito Social
1- Habitações económicas;
2- Combate á droga e ao álcool, situações que actualmente atingem os jovens;
3- Medidas fortes para combater o desemprego.
- Medidas de âmbito ambiental
1- Consciencializar as pessoas, devendo as mesmas respeitar o Mundo em que vivemos;
2- O não cumprimento das medidas ambientais devia ser fortemente penalizados;
3- A reciclagem devia ser uma medida legalmente obrigatória.
- Medidas de âmbito educacional
1- A educação devia ser gratuita para quem dela necessitasse;
2- Condições justas de acesso aos vários graus de ensino;
3- Apostar na qualidade do ensino.

Deixa um comentário