Geodilema: Mundial da África do Sul - uma escolha acertada?

quinta-feira, 6 de maio de 2010 · Temas:

«Está quase a acontecer um dos mais importantes eventos desportivos de sempre, o mundial de futebol que abrange praticamente todos os países do mundo e que atrai milhões de turistas.


Este evento terá lugar neste ano na África do Sul. Este pais em desenvolvimento, apresenta um IDH médio, carências a vários níveis e guerrilhas entre extremistas brancos e a população negra, que têm posto em perigo a segurança do país e do evento desportivo.

Cidade do Cabo - África do Sul.
Mas apesar de todos os problemas estruturais que o país apresenta, também há vantagens: a criação de infra-estruturas, o investimento e circulação de capital e o turismo com o respectivo reconhecimento a nível mundial.

Assim, perante aquilo que conhecemos de África do Sul e de todo o continente africano levantam-se varias questões:

Será que este país está preparado para receber um evento desta envergadura? Até que ponto este evento é benéfico para o desenvolvimento do país e consequentemente de todo o continente africano? Põe-te no papel de um sul-africano, que vive guerrilhas diárias provocadas pelos extremistas brancos, achas que eles vêm isto como algo bom? Como reagirá uma população que vê a serem construídos grandiosos Estádios, hotéis e acessos, para serem usados durante um mês (sobretudo os estádios) e depois ficarem inutilizáveis? O que achas que preferem os sul-africanos, o evento desportivo ou todo o dinheiro que foi gasto a ser utilizado para melhorar as suas condições? Discute este tema connosco

- Provedores do Mundo - América do Norte - 12ºE.

Deixa um comentário