O conflito entre a China e o Tibete.

sexta-feira, 23 de abril de 2010 · Temas: ,

«O conflito existente entre a China e o Tibete vem a alargar-se á mais de 50 anos. O Tibete, uma província da China desde o séc. XIII, pretende obter a sua própria independência. Para isso, coloca a sua população sujeita a manifestações que raramente têm um final feliz... Dalai Lama, é sem dúvida a figura mais emblemática e conhecida no Tibete, liderando as forças mais que revolucionárias que lutam com unhas e dentes pela liberdade para os tibetanos.

O caso mais flagrante deste conflito ocorreu em 1965 aquando a Revolução Cultural, em que a China destruiu vários textos sagrados pelos quais os tibetanos se regem.

Por entre tentativas de diálogo, aproximação e acordos, a China o Tibete são um dos exemplos de que os conflitos começados no passado parecem ter um fim bem longínquo.

Mas afinal por que lado enveredar para formar uma opinião? Pela China que defende que o Tibete é uma parte da China, ou pelo Tibete que se diz merecedor de independência e liberdade? Quantos casos não há como estes e ainda estão muito longe de serem resolvidos...

Se conheces algum partilha-o connosco! Em breve, teremos um novo artigo com um outro conflito bastante popular: O conflito de Cashemira...»

- Joana, 12ºE - www.provedorasindochina.blogspot.com/

Deixa um comentário