A única rede social que frequento, quando não tenho nada de mais interessante para fazer, é o Reddit. Embora não tenha experiência com as outras, atrevo-me a dizer que esta é diferente. Constituída por fóruns, alguns com milhões de pessoas, é focada naquilo que é publicado; aqui, as contribuições de gente de praticamente todo o mundo alimentam o interesse pela plataforma.
Foi num desses fóruns que alguém publicou uma ligação para um documentário no YouTube (entretanto apagado) chamado "Johatsu - Into Thin Air", da autoria da dupla Andreas Hartmann e Arata Mori.
O tema, como muitos vindos daquele país que não me pára de surpreender, aborda um fenómeno social japonês fascinante e melancólico: os milhares de pessoas que, todos os anos, decidem "evaporar-se" (tornar-se johatsu). Fazem-no com a ajuda, investiguei, de empresas Yonige-ya (literalmente "lojas de fuga noturna"), que ajudam as pessoas a desaparecer, abandonando as suas vidas, empregos e famílias sem deixar rasto, muitas vezes para escapar a dívidas, vergonha ou relações abusivas.
Fica a curiosidade e a reflexão para este início de ano, altura em que é comum a tomada de decisões que nos fazem mudar comportamentos e atitudes. Encontrei um documentário mais antigo sobre o tema aqui e o acima descrito aqui.

