A estação meteorológica da EB1 de Santão (e-santão) conta com pouco menos de 3 meses de funcionamento, mas resolvemos comparar os valores médios de temperatura diária com a estação irmã, instalada na Escola Secundária da Lixa (e-lixa).
Como esperávamos, os valores não diferem globalmente, evidenciando apenas alguns pormenores diferenciais que constituem pistas para uma maior atenção. As duas estações estão distanciadas cerca de 2,5 quilómetros; desprezáveis, portanto. Mas a ligeira diferença de altitudes (440 metros e 390 metros, respetivamente), e sobretudo um horizonte geográfico ligeiramente diferente, farão pequenas diferenças no comportamento térmico. A e-santão está implantada numa linha de cumeada, sobre a qual se desenha a N15, tendo a norte o vale do Sousa e a sul o do Tâmega. A e-esl, embora também numa linha de cumeada, não apresenta o horizonte desafogado da anterior. Supomos, assim, que este horizonte paisagístico permite uma maior perceção / influência do vento no comportamento térmico da e-santão, por comparação à e-esl.
Atendendo ao facto dos valores representados se reportarem ao inverno, e verificarmos que nas pequenas diferenças de valor a e-santão apresentar valores sempre superiores à e-esl, poderemos especular que a maior exposição daquela aos ventos marítimos pode ditar ligeiras diferenças. Com mais dados, sobretudo dos meses mais quentes, poderemos concluir a nossa suposição ou desbravar outra hipótese.