A nossa segunda estação partiu da adolescência, parou nos esgotamentos, nas opções de futuro, nos professores marcantes e acabou na autonomia necessária à vida. E não fora o tempo ter voado, a viagem seria muito mais longa e cada vez mais confortável. A justificá-la estiveram os nossos convidados, antigos alunos da nossa escola, agora psicólogos, cientistas de laboratório, economistas e engenheiros.
O quarteto é uma reminiscência de uma turma do ensino secundário, que rumou a várias áreas de conhecimento, mas unida por uma enorme sensatez de palavras e pensamento; admirável! De tal modo, que quer os alunos, os tais adolescentes motivo desta tertúlia, quer os vários professores participantes, criaram muito momentos de silêncio auditivo, na procura das suas palavras conselheiras.
Do balanço fica o que apuramos perante os participantes de várias faixas etárias, para os quais a sensação foi de unânime à ideia de que, pudéssemos nós naquele belo espaço de jardim da ESL, a noite aconteceria e a viagem rumaria com prazer a outras estações.